quarta-feira, 21 de julho de 2010

Conhecendo algumas tecnologias educacionais por blocos espeficios.

Bloco 1- Gestão da Educação.

* Escola Ativa - O Programa Escola Ativa combina componentes e estratégias metodológicas de de caráter pedagógico e de gestão que tem por objetivo melhorar a aprendizagem dos estudantes de classes multisseriadas.
PÚBLICO: Professores de classes multisseriadas.
e-mail:escolaativa@mec.gov.br / coordenacaoeducampo@mec.gov.br

* Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE Escola - O PDE Escola é um plano detalhado, elaborado pela escola por meio de uma metodologia processual de planejamento estratégico, visando a melhoria da qualidade do ensino.
PÚBLICO: secretários de educação e gestores das escolas das redes municipais e estaduais de ensino.
e-mail: pdeescola@mec.gov.br

BLOCO 2 - Ensino Aprendizagem.

* Alfabetização Digital - Software Livre - Linux - É uma tecnologia de inserção, nas atividades da escola, do aprendizado de utilização e entendimento do manuseio de aplicativos de software livre.
PUBLICO: professores e alunos do ensino fundamental.
e-mail: malupint@portoweb.com.br

* Comunicação, Expressão e Internet ( CEI ) - O programa Comunicação, Expressão e Internet ( CEI )alia atividades de comunicação e expressão (escrita, leitura e oralidade) com a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).
PÚBLICO: Professores e alunos dos 8º e 9º anos do ensino Fundamental e do Ensino Médio.
e-mail: mgalvao@grupoklik.com.br

BLOCO 3 - Formação dos Profissionais da Educação.

*Curso como Usar os Objetos de Aprendizagem - Curso de capacitação na modalidade a distancia, em plataforma virtual, sobre como usar objetos de aprendizagem integrada e atividades pedagógicas com alunos de educação básica.
PÚBLICO: Professores multiplicadores do Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) e professores de escolas do Ensino Fundamental e Médio e Ensino superior.

* Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas - O Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas é uma parceria entre Secretaria Nacional Antidrogas - SENAD e o Ministério da Educação - MEC que tem como objetivo capacitar vinte mil educadores de todo país.
PÚBLICO: Secretários e gestores da educação, equipes técnicas, professores das redes municipais e estaduais de ensino.
e-mail: gabinete-seb@mec.gov.br

BLOCO 4 - Educação Inclusiva.

* A inclusão do aluno com baixa visão no ensino regular - A baixa visão é a alteração significativa da capacidade funcional da visão, decorrente de fatores isolados ou associados, tais como baixa acuidade visual significativa, redução importante do campo visual que interferem no desempenho visual. Por isso, as pessoas com baixa visão apresentam funcionamento visual variado e os auxílios e as adaptações de que necessitam são específicos para cada caso.
PÚBLICO: professores de salas de recursos multifuncionais.
e-mail: seesp@mec.gov.br

* Coleção Portal de Ajuda Técnica - As ajudas Técnicas e a Tecnologia Assistiva disponibilizam recursos e serviços que possibilitam a ampliação das habilidades funcionais das pessoas com deficiência.
PÚBLICO: professores de salas de recursos multifuncionais.
e-mail: seesp@mec.gov.br

BLOCO 5 - Portais Educacionais.

* Brasil alfabetizado - O Programa Brasil alfabetizado representa um portal de entrada na cidadania, articulado diretamente com o aumento da escolarização de jovens e adultos e promovendo o acesso à educação como um direito de todos em qualquer momento de vida.
PÚBLICO: jovens e adultos - alfabetização.
e-mail: suporte.sba@mec.gov.br

* Plataforma Jornada - E-Learnings LMS - A Plataforma Jornada - E-Learnings LMS constitui um sistema integrado de E-Learning, LMS, utilizado por mais de três anos em cursos de Extensão e de Pós-Graduação, concebidos por Universidades Públicas para formação continuada do professor.
PÚBLICO: professores em formação continuada.
e-mail: ibac@mec.gov.br

BLOCO 6 - Diversidade e Educação de Jovens e Adultos.

* Coleção cineastas Indigenas - Coleção com cinco filmes realizados por cineastas indigenas Panará, Xavante, Ikpeng, Ashaninka e Kuikuro, em oficinas de vídeo nas aldeias.
PÚBLICO: escolas, escolas indigenas, professores e alunos.
Telefones: 61.2022.9060

* Projeto Escola que Protege - O Projeto Escola que Protege é uma estratégia voltada para a promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, o enfrentamento e a prevenção das violências no contexto escolar.
PÚBLICO: professores e e demais profissionais da educação, comunidade escolar, gestores municipais e estaduais.
e-mail: escolaqueprotege@mec.gov.br


E aí gente, o que vcs acham de todas essas iniciativas do MEC em prol das tecnologias educacionais para nossas escolas? comentem...

1 comentário:

  1. Muito boa a iniciativa para apoiar essas novas tecnologias nas escolas!

    ResponderEliminar